sexta-feira, 9 de abril de 2010

Ser espiritual - comprometimento

Para concluir um sermãozinho de três pontos, a espiritualidade se caracteriza pelo comprometimento da pessoa com o projeto de Deus. Comprometimento, ou compromisso, é uma promessa coletiva, feita em comunhão, em comunidade. A espiritualidade cristã não é uma questão de obrigação, mas de co-promessa. Prometemos com Deus que seremos semelhantes a Ele, asism como Ele prometeu que seria semelhante a nós ("em tudo, exceto no pecado" diz o autor de Hebreus), o que fez, habitando entre nós na pessoa do Messias Jesus, e em nós, na pessoa do Espírito Santo.
Comprometimento só funciona quando há fidelidade, pois não há obrigações legais, comandos hierárquicos ou recompensas e castigos que possam fazer valer uma promessa. Na promessa, o que vale é o caráter da pessoa que promete. É o valor interno que dá valor externo à promessa. Ao contrário, no caso da obrigação é o comando externo que dá valor ao que se deve fazer - não entra em jogo, então, o caráter da pessoa. Pessoas infiéis cumprem suas obrigações por que sabem que precisam da reciprocidade e da recompensa que o cumprimento de obrigações possibilita na vida social. Pessoas infiéis, porém, não cumprem promessas, posto que estas não lhes darão qualquer recompensa (um interessante filme, "O Mentiroso", protagonizado por Jim Carey, mostra um exemplo do que estou falando a respeito de caráter e cumprimento de promessas).
Ser espiritual é ser comprometido, independentemente do "retorno" que possamos obter. Não somos espirituais para sermos salvos, abençoados, ungidos, etc. É porque já fomos libertados, santificados, perdoados, abençoados, que nos comprometemos com o projeto de Deus de salvar toda a Criação, mediante a parceria com o Deus salvador. Na linguagem mais tradicional da devoção, ser espiritual é ser grato, pois nascemos da graça de Deus. Graça-gratidão. Espírito-espiritualidade. Precisa mais?

2 comentários:

  1. Kharis kai eirene

    Não quero fazer parte de uma espiritualidade que negue ao homem a condição humana.Não quero fazer parte de uma espiritualidade que ignore as tragédias e o sofrimento alheio. Prefiro uma espiritualidade mais humana do que religiosa.

    Quero uma espiritualidade que, próxima de Deus, não me afaste dos homens.Quero uma espiritualidade que, próxima dos homens, não me afaste de Deus.Uma espiritualidade integral, como integral deve ser a vida no Espírito.

    Esdras Bentho

    ResponderExcluir
  2. Ser espiritual é ser humano, jamais ser anjo...

    ResponderExcluir