segunda-feira, 3 de maio de 2010

Religião e Eleição - de novo?

Noticiado em vários jornais, a partir da reportagem de um jornalista da Folha: prefeitura de Camboriú e governo do estado de SC, segundo o jornalista, patrocinaram evento evangélico (Gideões e/ou Assembléia de Deus) com mais de 500 mil reais (valor corrigido!), em apoio ao candidato José Serra.(http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u729314.shtml).

Já começou ... É claro que os representantes dos governos citados negaram a acusação. É claro que o TRE de SC terá de averiguar o caso - assim como o TRE-SP terá de averiguar se houve propaganda eleitoral ilegal no evento de Primeiro de Maio com Lula e Dilma. É claro que fé e eleições não têm nada a ver uma com a outra. É claro que Estado e Igreja estão devidamente separados.

Tudo tão claro. A instituição religiosa nas sociedades contemporâneas é uma fonte indispensável de votos. Especialmente os chamados "evangélicos" tão fáceis de serem manipulados por seus líderes. A aceitação do carisma da liderança é algo tão forte em meios "evangélicos" que a inteligência política e a responsabilidade sócio-cultural desaparecem.

O episódio de SC é apenas o primeiro de muitos, infelizmente. As igrejas continuarão a servir de palanque eleitoreiro, pois líderes supostamente "religiosos", auto-proclamados "pastores do rebanho de Deus" são, apenas, pastores de si mesmos. A esses líderes se dirige a velha, mas cada vez mais nova e pertinente, palavra crítica de Ezequiel 34:1-10 que assim conclui: "Assim diz o Senhor Iahweh: Eis-me contra os pastores. Das suas mãos requererei prestação de contas a respeito do rebanho e os impedirei de apascentar meu rebanho. Deste modo os pastores não tornarão a apascentar-se a si mesmos. Livrarei minhas ovelhas da sua boca e não continuarão a servir-lhes de presa" (Bíblia de Jerusalém).

Igrejas deveriam ajudar seus membros a serem melhores cidadãos e cidadãs - mais conscientes, mais responsáveis, mais participantes ...

2 comentários:

  1. Julio,

    Exceto pelo superfaturamento feito por você de R$ 500 mil, guinado para R$500 Milhões, do dinheiro dado ao Congesso, sim, é uma bom artigo.

    Graça e Paz
    Mizael

    ResponderExcluir
  2. Hehehehe ... Haja lapso. Obrigado!

    ResponderExcluir