domingo, 16 de maio de 2010

A irracional fraqueza de Deus

Sim! Deus é irracionalmente fraco. Não, não estou ficando louco (talvez esteja, ou talvez já seja há tempos). Quem inventou essa história de deus ser fraco foi um famoso teólogo dos tempos antigos, um tal de Paulo. Em uma de suas cartas teológicas escreveu: "Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homenns. Ora, vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos. nem muitos os nobres que são chamados. Pelo contrário, Deus escolheu as coisas loucas do mundo para confundir os sábios; e Deus escolheu as coisas fracas do mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas ignóbeis do mundo, e as desprezadas, e as que não são, para reduzir a nada as que são; para que nenhum mortal se glorie na presença de Deus." ( I Coríntios 1:25-29)

A fraqueza e a irracionalidade de Deus são contrapostas por Paulo à sabedoria e poder humanos. Seu alvo principal é o Império Romano santificado pela filosofia dos gregos como o centro de poder que gpvernava impiedosamente todo o seu território, graças à força dos seus exércitos. Um poder que era ideologicamente legitimado pela pregação da Paz Romana, um anúncio de salvação - os povos conquistados deveriam ser gratos aos romanos, por que estes haviam trazido ordem para a vida caótica em que os bárbaros e incivilizados povos viviam. Isso é típico dos poderosos: o mundo deles é o único mundo verdadeiro, pacífico, harmonioso, ordeiro - positivismo antes da modernidade: ordem e progresso.

Diante de tal poder, Deus somente pode se apresentar como um Deus fraco. Deus não mata os inimigos, não conquista os povos, não impõe sua ordem e paz sobre as pessoas e nações. Ele não comanda, ele propõe. Ele não ordena, convida. Ele não mata, morre pelos inimigos. A paz de Deus é uma dádiva frágil - quem a quiser, a recebe. Quem não a quiser, fique à vontade para escolhar outra paz para sua vida. Por isso, não consigo acreditar no Deus que os poderosos Estados (Unidos e outros) anunciam; nem no Deus que as poderosas Empresas Eclesiásticas vendem através das Mídias.

Fraco, assim, só pode ser irracional. As traduções da Bíblia normalmente escolhem a palavra "louco" para traduzir a palavra do texto grego (môrón). Não é uma escolha ruim - afinal de contas, a loucura é o avesso da razão moderna; os loucos são os bodes expiatórios da sociedade científica, pacientes do poder psiquiátrico, psicológico, psicanalítico e outros psi-poderes. Assim as sociedades modernas lidam com Deus - colocam-no fora do espaço público, internam-no em clínicas sofisticadas, sob os valiosos cuidados dos detentores do saber. Quanto mais leio obras de teologia filosófica ou de filosofia teísta, tanto mais prefiro o Deus louco de Paulo. Por isso, também gosto de traduzir a palavra grega por irracional.

Acho que até é mais libertador falar em Deus como um ser irracional, pois já que fomos criados à Sua imagem e semelhança, também somos predominantemente irracionais. Afinal de contas, não foi o desejo do conhecimento (da ciência, da razão) que fez de Adão e Eva os pecadores ancestrais de toda a humanidade? Não tem sido a grande Razão que fez do mundo contemporâneo uma global jaula de ferro polivalentemente racional - Razão de Estado, Razão do Mercado, Razão Científica, Razão Midiática?

Que você acha? Tenho ou não tenho razão?

3 comentários:

  1. bem, como eu diria,..., acho que você está "irracionalmente" coberto de razão! handall.

    ResponderExcluir
  2. resposta racionalmente irracional e bemvinda

    ResponderExcluir
  3. Boa irracionalidade .. belo texto, descobri o blog esses dias e estou gostando do que tenho acompanhado.

    Abçs

    ResponderExcluir