quinta-feira, 20 de maio de 2010

Irracionalmente fraco, mas sabiamente poderoso

Falar a respeito de Deus é sempre assumir um risco. O risco de falar demais, ou de menos, ou de falar erradamente, ou de falar quando se deveria calar. Uma das razões desse risco está na própria finitude humana e na infinitude(?) divina. Essa diferença radical entre criaturas e criador obriga as criaturas a falar do criador mediante o uso de paradoxos (como a palavra dialética é muito marcada pelas discussões filosóficas, deixo-a de lado, pelo menos por enquanto). A irracional fraqueza de Deus só pode ser entendida paradoxalmente. Sim, continuo afirmando o que escrevi no post anterior, mas a afirmação da fragilidade louca de Deus só faz sentido para nós quando acompanhada da paradoxal afirmação de que Deus é sabiamente poderoso. Bem, não estou inventando nada. No texto de I Coríntios que citei no post anterior Paulo usa linguagem paradoxal: "Porque a loucura de Deus é mais sábia que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte que os homens".

Gosto dos paradoxos, ele nos permitem brincar com as palavras. Você conhece alguma pessoa simultaneamente poderosa e sábia? Eu não! Você conhece alguma pessoa poderosamente fraca? Também não! Mas Deus é assim. Pelo menos paradoxalmente falando. Em outro texto do Novo Testamento, nos Evangelhos, encontramos um dito de Jesus: "Porque o Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida para libertação da criação". Os paradoxos? (1) Filho do Homem - de cara, esse título diz que Jesus não é exatamente filho de Deus, mas de gente, como o profeta Ezequiel, no Antigo Testamento, que recebe esse título no livro que tem o seu nome. Escondido no título, porém, está uma grandiosidade. Um Filho do Homem aparece em Daniel capítulo 7, e é um poderoso libertador; (2) Seja Jesus um Filho do Homem à moda de Ezequiel, ou à de Daniel, nem profeta, nem libertador são, na visão normal da gente, servidores (aliás, você conhece servidores públicos que servem?). São gente importante. Deveriam mandar, comandar, ser exaltados, idolatrados. Tá certo que nenhum deles era um Pelé, uma Giselle Bündchen, um Usain Bolt ...

O único jeito sábio de usar o poder é servir às pessoas, é viver em benefício de tudo o que existe. Esse é o poder sábio de Deus. Ele não precisa de templos, de dízimos, de sacrifícios, de orações, de louvores, de teologias. Ele não precisa de nada, não precisa receber nada em troca de seu serviço, de seu amor, de seu poder. De fato, nós não servimos para nada do ponto de vista do Deus poderoso (sem sabedoria). Ele estaria muito melhor vivendo sozinho em sua trindade eterna. Mas! Não, não o Deus-pai de Jesus, companheiro do Espírito Santo. Quer mais um paradoxo? Deus precisa de nós. Deus precisa de Sua Criação. Sofrer necessidade - esse é o sábio poder de Deus.

9 comentários:

  1. a propósito disso - desse Deus que é irracionalmente fraco, mas sabiamente poderoso -, lembrei do dito de Jesus: "Jerusalém, Jerusalém, que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes quis eu reunir os teus filhos, como a galinha ajunta os seus pintinhos debaixo das asas, e vós não o quisestes!" (Mt 23.37, par. Lc 13.34). que loucura! um Deus que protege os seus à semelhança de uma galinha aos seus pintinhos! poderia haver uma comparação que denotasse tanta fragilidade? abs. handall.

    ResponderExcluir
  2. só se os pintinhos protegessem a galinha ...
    abs

    ResponderExcluir
  3. It is рerfect time to make а few plans for the long run and it іѕ
    time to bе happy. I've learn this submit and if I may I desire to counsel you few attention-grabbing things or tips. Perhaps you can write next articles regarding this article. I desire to learn more things approximately it!

    Also visit my site - e-racun.hr
    My webpage: visit the Up coming Website

    ResponderExcluir
  4. It is the beѕt time to mаke some рlans fοr the long run аnd it is
    time to be happy. I have read this post and if I may I want to cοunsel
    yоu few interestіng thіngs or suggestiοns.
    Μауbe you can write subsequent articles relаting
    to this article. I deѕіre to
    reaԁ mοre іѕsues about it!


    Here is my websіte; Read Full Report
    my site > guide2oz.com.au

    ResponderExcluir
  5. Ρlеаse let mе knoω if you're looking for a author for your site. You have some really great articles and I believe I would be a good asset. If you ever want to take some of the load off, I'd love to write some articles for уour blog in exсhange foг а link back to mine.
    Ρlease shoot me an emaіl if іnterested.
    Many thanκs!

    Hеre is my pagе ... www.eu-ray.com
    Also see my web site > Highly recommended Internet site

    ResponderExcluir
  6. Thanκ yоu for anοther infoгmative blog.
    Where elѕe may just Ӏ am getting that tyρe of
    informatіon wrіttеn in such an іdеal ωay?
    I havе a ρгοject that I am simρly now running on, аnd Ι've been on the look out for such info.

    Also visit my site :: krazymind.Com

    ResponderExcluir
  7. Ι'm not sure exactly why but this weblog is loading incredibly slow for me. Is anyone else having this issue or is it a issue on my end? I'll check bacκ later οn anԁ see if the pгοblem
    ѕtill exiѕts.

    My webpage ... click through the next webpage

    ResponderExcluir
  8. Ӏ didn't try Environmentally friendly Smoke due to the price. I cannot afford it.

    Feel free to surf to my web-site - green smoke promo code

    ResponderExcluir
  9. I was recоmmеndеd thiѕ wеb site by mу сousin.

    I am nοt sure whether thiѕ pοst is written by him as
    nobody else know such detailed about my ԁifficulty.
    You're amazing! Thanks!

    Stop by my blog http://www.prweb.com

    ResponderExcluir