sexta-feira, 19 de março de 2010

Sucesso?

A turma da teologia bate firme na teologia da prosperidade, uma pseudo-teologia (por que é apenas um bla-bla-bla ideológico, estilo auto-ajuda) que prega o sucesso, a felicidade, no aqui e no agora. Mas, afinal de contas que é ser bem-sucedido na vida?
Certamente, não podemos medir o sucesso com base nos resultados materiais - emprego, dinheiro, posses, negócios, alto ibope. Mas quem de nós quer viver na pobreza, ou ser conhecido como um cara que não conseguiu nada na vida???
Também não podemos medir o sucesso com base nos resultados "espirituais" - milagres, crescimento da igreja, prestígio, seguidores, publicações - mas quem quer um ministério merreca e uma vida espiritual medíocre?
Também não acredito que se possa medir o sucesso pelo critério da política - votos, ser "o cara" do Obama, cargos ... Mas quem não gostaria de chegar "lá"?
Se essas coisas não são marcas do sucesso, também não podem ser descritas apenas como marcas do fracasso...
Um texto na Bíblia diz que tudo o que o justo faz "prospera" (Sl 1,3). Sucesso, então, parece que o texto aponta nessa direção, é realizar coisas que duram, que permanecem, coisas que se parecem com árvores plantadas junto a ribeiros, coisas que não são "palha que o vento espalha".
Gil, em uma de suas músicas (Logos), acertou em cheio quando disse que a modernidade trocou o "logos da posteridade, pelo logo da prosperidade". O mundo do Capital é mundo próspero, mas não póstero ...
Sucesso é permanecer, ir além da época da gente, firmeza nas realizações. Sucesso é praticar justiça que distribui, liberdade, bem-estar e vida para muita gente - o contrário da prosperidade capitalista que retém a vida para alguns e distribui a morte para multidões.
Se meu jeito de ler o Sl 1 não erra demais, o que importa não é o sucesso-em-si (será que existe tal coisa?). O que importa é ser bem-sucedidamente uma pessoa justa, cujas realizações resistirão ao teste do tempo, mas jamais como "monumentos de barbárie" (Walther Benjamin). Pessoalmente libertador é descobrir que só as próximas gerações saberão se fomos ou não pessoas bem-sucedidas. Assim, não preciso procurar o sucesso, basta ter fome e sede de justiça.

4 comentários:

  1. Júlio,

    Que bons ventos trazem a notícia de teu blog!
    Diante de tantas possibilidades (boas e más!) que a internet nos oferece, saber do teu blog é não apenas um ótima notícia, mas também um convite para a reflexão, para o exercício crítico, para a mutualidade.

    Parabéns!

    Leonel.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Leonel!! Seja bemvindo, pois o blog é nosso!!
    Abs

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por compartilhar teologia fraterna, e ao mesmo tempo convidar outros para fazer teologia fraterna... O José Carlos Moura me enviou esta boa notícia.

    Sucesso é isso! E como é difícil orientar os mais novos (eu tb já estou avô e gostando...) na compreesão do que é ser bem sucedido neste mundo!

    Parabéns!
    Abraços cuiabanos,
    Walter Melechco Carvalho, Pr

    ResponderExcluir
  4. Julio, parabéns. Agora já não estou mais perdido, tenho alguém que posso seguir. Mas, veja lá onde voce vai nos levar!

    Abraços
    Dionisio
    FTML-SP

    ResponderExcluir