quinta-feira, 18 de março de 2010

Por que teologia fraterna?

O título deste blog é meio estranho, pelo menos assim parece. Falamos em teologia pública, prática, sistemática, política, da libertação, da missão, etc. ... mas e essa tal de teologia fraterna?
Bem, não é uma nova corrente teológica, um novo modo de fazer teologia, uma nova e grande sacada para mudar os rumos da reflexão teológica... Nada disso.
É bem mais simples e prosaico. Teologia fraterna por que foi no espaço-tempo da fraternidade teológica latino-americana que aprendi a fazer teologia - e não mais a reproduzir a teologia já feita e definida como verdadeira - seja pelas ortodoxias eclesiásticas, seja pelos fundamentalismos acadêmicos, seja pelas ideologias de plantão.
Fraterna, por que teologia só acontece no companheirismo amoroso de irmãs e irmãos que conseguem falar francamente uns com os outros. Que conseguem dizer o que pensam, sem medo de fiscalização, rotulação, classificação, expulsão.
Fraterna, por que eu não quero, não desejo ser a única pessoa a escrever neste blog. Pra ser sincero, não tenho a menor idéia de como fazer um blog se tornar bem-sucedido. Então, quem sabe vc dá seus palpites teológicos por aqui para aprendermos a fazer sucesso juntos e juntas.
Taí um bom primeiro tema pra pensar. Que é sucesso?
Vou tentar escrever algo sobre isso amanhã. E espero que vc leia e escreva e melhore o que a gente escrever por aqui.

8 comentários:

  1. que honra ser o primeiro seguidor do blog, querido! =)

    big abraço

    ResponderExcluir
  2. Que grata surpresa receber seu email...
    a um tempo fiz o brigandocomdeus.hpg.com.br
    + mudamos... graças a Deus por isso...
    refir agora e brigandocomdeus.blogspot.com

    para mim funciona como um "texto 2" onde posso escrever livremente e misturar teologia com poesia e oraçao com filosofia...

    ficarei sempre voltando aqui para ler seus textos...

    fraternalmente
    Pr. Celso Cavalcanti

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, obrigado por nos oportunizar uma maior convivência com suas idéias

    Irisomar

    ResponderExcluir
  4. OlÁ! Que bom que esse blog é de graça. Sou pastora titular, ganho muito pouco. O meu pastor auxiliar é que recebe todo ano aumento de salário.Eu faz tempo. Rs,rs.Espero contribui.
    abraços
    Niura

    ResponderExcluir
  5. Vamos lá!!!!Interessante essa idéia, vamos aprender muito com essa oportunidade. Bjos
    Eneida

    ResponderExcluir
  6. Mais um teólogo na Rede. Seja bem-vindo, Zabatiero...

    Osvaldo Luiz Ribeiro

    ResponderExcluir
  7. Olá Julio. Parabéns pela iniciativa. Espero que você desperte muita gente com suas postagens. A influência da blogosfera é enorme. A prova disso são os autores que já publicaram textos do blog em livro, ampliando a audiência de seu público. Você disse que sente dificuldade em dominar a nova tecnologia, mas isso você tira de letra. Vá usando as ferramentas e logo você se tornará um fera nas postagens. Um abraço.

    ResponderExcluir
  8. (Co)blogueirar? Òtima ideia. Só podia ter partido de você. E já sei por que você prefere coblogueiros a seguidores: não quer ninguém no seu pé... Então vamos coblogueirar. Grande abraço.

    ResponderExcluir