segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O Deus Imprevisível

Apesar de ortodoxamente afirmarmos que Deus é transcendente, muita vez nossa teologia faz de Deus um imanete e previsível mestre-cerimônias. Sempre que me pego escorregando para esse lamaçal, me lembro da imprevisibilidade de Deus.

A imprevisibilidade de Deus é a salvaguarda de sua liberdade, é a proteção contra a idolatração de Deus, sua redução a um mero gênio da lâmpada, a um mero guardião de interesses pessoais ou nacionais. Houve quem tentasse aprisionar Deus em uma lógica sapiencial duvidosa, contra a qual um livro como o de Jó se insurgiu. Afinal de contas, quem foi o conselheiro de Javé na criação do mundo? Como prever as ações de alguém que é tão sublime e exaltado? De um deus que se mantém oculto, mesmo quando revelado (Is 45,15)? O mistério é característico de Deus, que não age sem revelar seus segredos aos seus servos (Am 3,7), e que tornou plenamente manifesto o mistério da Sua graça fiel em Jesus Cristo.

Deus é imprevisível, mas não arbitrário. Fielmente imprevisível, a sua liberdade não O move de Seus propósitos amorosos, de Seus compromissos solenes. Fidelidade imprevisível, lembrada após o dilúvio, e simbolizada pelo arco da aliança, na bela linguagem mitopoética de Gn 9,8-19. Imprevisibilidade fiel, daquele que jamais se esquece de seu amor, renovando a cada manhã a sua misericórdia, a sua solidariedade para com as pessoas que sofrem (Lm 3,22-23), pois "grande é a tua fidelidade”!
Imprevisível, mas não volúvel. Deus não troca de amores como quem troca de roupa a cada novo dia. Imprevisivelmente fiel, Ele/a é amante constante, jamais se afastando de quem precisa de sua amorosa companhia. Amante fiel de toda a sua criação, Deus não se retira, não se retrai, não a abandona à sua própria sorte. Amante fiel de toda a humanidade que clama, apegou-se a Israel, a ele se afeiçoou, por causa de Abraão, e de Abraão se afeiçoou por causa de toda a humanidade (cf. Dt 7,7-11; Gn 12,1ss). Amante fiel, enviou seu filho amado ao mundo ...
Imprevisível como a vida, imprevisível como o cosmos. Imprevisível como Ele mesmo, Deus é fiel e nos acolhe em sua família, em seu círculo de amizades, de relacionamentos - transcendendo, aí sim, as barreiras de raça, cor, sexo, classe, educação ...

Imprevisível, Deus permanece fiel a toda a criação. O Senhor, acima de tudo, permanece fiel a Si mesmo. Amante e amigo, a sua fidelidade é imprevisivelmente constante e firme. Imprevisivelmente fiel, o compromisso solidário de Deus-Mãe de todos nós se renova a cada instante, renovando conjuntamente toda a sua criação (cf. Is 43,19). Fielmente imprevisível, Deus jamais se rende à mesmice, ao marasmo, ao tradicionalismo, à paralisia do próprio medo. Fielmente imprevisível, faz-se notar por sua coragem de viver entre nós, de habitar em Sua criação, de descer para nos fazer subir (cf. Êx 3,6-10)ao encontro de sua presença cuidadora.

sexta-feira, 20 de agosto de 2010

Recesso Forçado

Pessoal,

voltarei logo a bloguear. Nas últimas semanas tenho tido de atender a prazos e demandas profissionais que fogem ao meu controle, diminuindo ainda mais o tempinho que tenho para o blog.

Abs